Automutilação ou cutting - mania de cortar a si mesma.

O cutting é mais comum do que a gente imagina. Na maioria das vezes começa na adolescência, até a cantora Demi Lovato já admitiu ter enfrentado o problema.
Por que acontece?
A maioria das garotas que praticam automutilação acreditam que podem substituir uma dor psicológica, em geral uma tristeza muito grande, por um machucado físico. A garota que se corta mostra sinais, em maior ou menos grau , de distúrbios psicológicos, como depressão ou um transtorno chamado borderline, que causa picos extremos de alteração de humor. A questão e o perigo é que os cortes realmente causam sensação de alívio: quando a garota se corta, bloqueia no cérebro, por alguns instantes, a capacidade de assimilar outros tipos de pensamento além da própria dor física.
Quais os riscos?
A garota que se corta está sujeita a uma série de infecções e doenças transmissíveis pelo ar. O contato com a lâmina pode acelerar o processo de contaminação. Sem falar no pior dos riscos: a morte. Ainda que a garota não tenha intenção de se ferir seriamente, ela não tem muito controle disso quando pratica o cutting. Um machucado mais profundo pode atingir um vaso sanguíneo importante, comprometer seus movimentos ou até mesmo matá-la.
O que fazer?
Como todo problema que se tem, a primeira atitude a ser tomada é adimitir que possui o problema. Depois a garota precisa descobrir outras formas de lidar com suas tensões. Praticar esportes e sair com os amigos, por exemplo, pode ajudar. Encontrar alguém em quem confie muito e desabafar também é essencial. Mas o ideal mesmo é procurar um especialista, de preferência um psicológo, que possa tratar o assunto de maneira mais profunda. E isso deve ser feito o mais rápido possível.




Post feito por: Laura.
Fonte: Revista Capricho.

0 comentários:

Postar um comentário